Um dos maiores fabricantes mais conhecidos de mobiliário do mundo, a Mattiazzi, foi fundada por dois irmãos italianos que criaram esta espantosa empresa de mobiliário de design e produção, no final da década de 70, numa tentativa de produzir cadeiras de madeira da mais alta qualidade, disponíveis para todo o mundo – e foram seguramente bem-sucedidos.
Hoje em dia, o nome Mattiazzi é sinónimo de madeira, tradição, alta qualidade, alto design e tem uma estética reconhecida de imediato, feito que apenas uma pequena seleção de marcas conseguiu alcançar na história da produção de mobiliário. Esta é uma empresa que está ao mesmo nível de todas as melhores casas de design, e as cadeiras Mattiazzi (bem como outras peças de mobiliário que produzem) tem uma qualidade tradicional logo à saída da linha de montagem.
Como mencionado acima, esta empresa foi originalmente estabelecida quando os irmãos Mattiazzi – Nevio e Fabiano – decidiram começar a produzir as cadeiras mais refinadas disponíveis no mercado, fabricadas em madeira da melhor qualidade.
Antes disso, eram contratados para fabricar cadeiras para outras marcas, mas a determinada altura decidiram desenhar as suas próprias cadeiras e desde então têm surgido com formas surpreendentes, elogiadas pela comunidade dos designers e pelos seus clientes.
Os designs iniciais foram imediatamente marcantes devido à sua simplicidade, o que reduzia muito a complexidade empreendida por detrás. É difícil aceitar que alguns dos formatos em curva sejam feitos de uma peça única.
Os dois irmãos utilizaram incríveis avanços tecnológicos juntamente com artesanato tradicional para produzir um tipo de cadeiras que nunca antes tinha sido vista.
Foi a combinação original entre artesanato tradicional e tecnologia de última geração que continuou a consolidar o nome Mattiazzi no topo do mobiliário de design no mundo de hoje.
A cada grande avanço tecnológico alcançado na indústria, a equipa Mattiazzi incorpora esses avanços no processo de trabalho, imaginando novos designs que utilizem artesanato mundial e estética moderna de meados do século que apenas podem ser criados através da combinação de abordagens antigas e totalmente novas. Apesar da introdução de novas tecnologias na produção, o trabalho manual continua a ser a principal característica da marca, contribuindo para o desenvolvimento local e a manutenção da tradição.
Desde a criação das primeiras cadeiras e peças de mobiliário desenhadas pelos irmãos Mattiazzi, que esta empresa tem uma distinta estética moderna de meados do século. Este tipo de toque continua presente nos dias de hoje e é o que continua a atrair centenas de milhares de clientes todos dias e continuará a trazer estes clientes à empresa todos os anos.
O trabalho dos irmãos não é apenas fazer cadeiras. É sobre explorar a madeira como uma peça de arte, expondo toda a sua beleza em forma de cadeiras. Eles usam tipos diferentes de madeira para fazer peças únicas que farão toda a diferença onde quer que estejam.
Há algo de distinto e perfeitamente autêntico acerca de uma cadeira Mattiazzi ou de uma peça de mobiliário Mattiazzi que é impossível de replicar. A qualidade dos acabamentos e as cores naturais utilizadas, pretendem manter as características originais da madeira conferindo-lhes uma aparência old school e um design distinto.
Mesmo aqueles que tentaram copiar estes designs não foram bem-sucedidos, e é porque lhes falta alma nas peças que os irmãos Mattiazzi trabalharam tanto para incluir em cada peça que ajudaram a criar ou que influenciaram.