Provavelmente um dos maiores e mais influentes produtores de mobiliário e de peças de decoração, a marca Herman Miller é absolutamente lendária no mundo do mobiliário – e é fácil perceber porquê.
Fundada originalmente em 1905 como Star Furniture Company no Michingan, a empresa começou por produzir peças de mobiliário de alta qualidade e conjuntos de quarto com estilo revivalista até aproximadamente 1923. Foi nessa altura que 51% da empresa foi comprada por Herman Miller e Dirk Jan De Pree e, a partir desse momento, a empresa começou verdadeiramente a focar-se na criação de designs genuinamente americanos, utilizando madeira natural da região – e os seus designes começaram a ter popularidade em todo o mundo.
Foram contratados arquitetos que influenciaram grandemente os designers de mobiliário que trabalhavam na Herman Miller no inicio de 1930 até 1940, mas foi em 1945 quando Charles e Ray Eames foram contratados e quando foi criada a icónica “Eames Chair” que a situação começou realmente a acelerar para a empresa de Herman Miller.
Talvez a peça de mobiliário americana mais icónica de sempre. A probabilidade de já ter visto a cadeira Eames pelo menos uma mão cheia de vezes é muito grande– se não em casa de algum familiar pelo menos num filme famoso ou numa série de televisão conhecida. Estas cadeiras foram apresentadas na série de TV Mad Men e nos The Simpsons, por exemplo, mas estiveram também representadas no Lobo de Wall Street e em muitos outros filmes.
Nos dias de hoje, Herman Miller continua a tradição de excelência que estabeleceu no inicio de 1900 como empresa pioneira de mobiliário americano. Embora as suas peças possam ser relativamente dispendiosas, quando comparadas com outras opções contemporâneas, depois de adquiridas, passam de geração em geração, levando com elas anos e anos de histórias para serem contadas.
Além disso, muitas das peças de mobiliário Herman Miller continuam a valorizar – especialmente as primeiras peças da “Eames Chair” que atualmente estão apenas disponíveis como reproduções.
Uma divisão relativamente recente da Herman Miller, o Departamento de Pesquisa Herman Miller, criado em 1961, sediado em Ann Arbor, Michigan, tem sido responsável por novas peças de mobiliário de escritório inovadoras como a Aeron Chair, desenhada por Don Chadwick e Bill Stumpf. Considerada por muitos como a cadeira de escritório mais ergonómica e confortável disponível no mercado, uma geração inteira de empresários americanos, designers, proprietários de imóveis e apreciadores de mobiliário, estão rendidos aos designs da Herman Miller do passado e aos designs mais contemporâneos.
Mas a Herman Miller não é uma empresa focada apenas no sucesso financeiro. A responsabilidade social e ambiental é uma das suas principais preocupações. Uma grande parte da matéria prima utilizada em qualquer um dos seus produtos, é de origem orgânica ou reciclada sem prejuízo para a saúde. Por exemplo, 94% do material utilizado na Aeron, é reciclável.
Para além das preocupações ambientais, a Herman Miller promove o serviço comunitário, assim como a saúde e bem-estar dos seus clientes e dos seus empregados.
Neste contexto da saúde e bem-estar, a ergonomia e o design são o ADN da marca. Pensando nas horas que muitos colaboradores das empresas passam sentados (tantas ou mais do que as que passam em descanso), ter uma cadeira que se adapta perfeitamente a qualquer posição, proporcionando uma sensação de conforto quando se trabalha, é fundamental. Trabalha-se melhor e produz-se mais. Cada cadeira é submetida a testes rigorosos de desgaste por simuladores que replicam o seu uso diário, até ao limite.
Como já se percebeu, a inovação tem feito parte da história da marca e nos últimos a Herman Miller tem vindo a desenvolver a ideia do Living Office, espaços onde trabalhar tem de ser uma experiência agradável e não um sacrifício.
Em resumo, quando se pensa em Herman Miller há palavras, conceitos que são parte integrante da marca: história, design, ergonomia, inovação, qualidade e conforto.